A Enfermagem pede socorro e exige mudanças!

Image
Na Semana da Enfermagem, a pergunta que o Brasil precisa responder é: quem cuida de quem cuida?

Os números escancaram uma realidade alarmante: técnicos de enfermagem, auxiliares e enfermeiros estão entre os trabalhadores mais afastados do país por problemas de saúde mental.

Entre 2012 e 2024, a Enfermagem somou mais de 70 mil licenças, segundo dados do INSS divulgados pela plataforma SmartLab/OIT/MPT.

Enquanto isso, cresce também a violência contra os profissionais dentro das unidades de saúde: agressões físicas, ataques verbais, ameaças e jornadas cada vez mais exaustivas.

A Enfermagem pede socorro e exige mudanças! Não existe cuidado de qualidade sem trabalhadores valorizados, protegidos e respeitados.

Cuidar da Enfermagem é defender condições dignas de trabalho, saúde mental, segurança e valorização profissional.

O reconhecimento pelo papel desses trabalhadores precisa sair do discurso e se transformar em direitos concretos: aprovação da PEC 19, dimensionamento adequado das equipes, descanso digno e condições humanas de trabalho.

O Sindesauvel juntamente com a CNTS seguem na luta ao lado da Enfermagem brasileira, porque quem sustenta a saúde do país merece mais do que homenagens: merece respeito, proteção, dignidade e valorização.