sindicato dos trabalhadores
em estabelecimentos de saúde

CASCAVEL E REGIÃO

Notícias


OMS declara 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores
>OMS declara 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores

Os Estados-membros da ONU decidiram, por unanimidade, designar 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados (YHCW). A decisão da 73ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) é um reconhecimento da dedicação e do sacrifício de milhões de profissionais na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19.

Na assembleia, realizada virtualmente, os Estados-membros e atores não estatais ressaltaram, em uníssono, o papel crítico dos profissionais de saúde e cuidados para garantir a saúde e prosperidade, enfatizando a urgência de abordar os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde.

“A decisão de hoje dá uma direção clara sobre o consenso e as ações necessárias na força de trabalho de saúde e cuidados. A OMS exorta todos os Estados-Membros, Instituições de Financiamento Internacional, Iniciativas Globais de Saúde e parceiros a investirem na prontidão da força de trabalho de saúde, educação e aprendizagem para controlar a pandemia, manter os serviços de saúde e se preparar para uma vacina contra a Covid-19 ”, afirmou Jim Campbell, diretor do Departamento de Força de Trabalho de Saúde na sede da OMS.

Fuga de cérebros – Como parte do aniversário de dez anos e da revisão do Código de Prática Global da OMS para o Recrutamento Internacional de Pessoal de Saúde, a assembleia discutiu também a crescente escala da migração internacional de profissionais de saúde. Os Estados-Membros reconheceram a relevância do Código, particularmente no contexto da Covid-19, e pediram sua implementação reforçada. Os países-membros solicitaram à OMS e aos parceiros que fortaleçam seu financiamento, implementação e monitoramento.

Ano Internacional da Enfermagem – 2020 é o Ano Internacional da Enfermagem, em reconhecimento da importância da profissão para a universalização dos cuidados de Saúde. A escolha da OMS refletia o consenso dos países-membros quanto à necessidade de empoderamento da profissão e incentivo às práticas avançadas de Enfermagem para fortalecimento da atenção primária.

 

Fonte: http://www.cofen.gov.br/oms-declara-2021-ano-internacional-dos-trabalhadores-da-saude-e-cuidadores_83314.html